Reitor Jhonatan Almada destaca a importância do IEMA sediar o Congresso ABIPTI 2018

Últimas Notícias - Notícias

Realizado a cada dois anos o Congresso ABIPTI se tornou uma referência no calendário de eventos do setor de ciência, tecnologia e inovação do país.

Com o tema “Desafios e Propostas para um Brasil Inovador”, a 9ª edição do Congresso ABIPTI 2018, que será realizado entre os dias 27 e 29 de junho, conta com a organização local do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), e abordará temas importantes como educação, desenvolvimento socioeconômico, inclusão social e saúde.

Para o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, é de grande relevância o Instituto sediar o Congresso. “O evento reúne mais de 156 instituições de pesquisa e inovação tecnológica do Brasil e tem como objetivo discutir inovação, um tema que o país precisa avançar”. Segundo ele, o Maranhão tem a honra de participar desse diálogo. “É, também, uma oportunidade do governo Flávio Dino apresentar o que tem feito nos últimos anos, no fomento às políticas públicas de inovação”, complementa.

De acordo com o reitor, receber um evento dessa magnitude é desafiador. “O Congresso reunirá as principais instituições ligadas à pesquisa e às inovações tecnológicas no Brasil. Isso representa um grande desafio para o IEMA, como instituição anfitriã”, reitera Jhonatan, acrescentando que o Instituto tem grande experiência na organização de eventos nacionais.

Ainda segundo o reitor, sediar o evento trará visibilidade para o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos quatro anos de governo Flávio Dino. “É muito importante que o país saiba o que nós fizemos no âmbito da educação profissional, científica e tecnológica do Maranhão”, enfatiza, reforçando que o objetivo do Congresso é pautar o debate sobre inovação.

A programação de abertura inclui conferência com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, que irá abordar o tema “Políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação e o enfrentamento das desigualdades sociais e regionais”.

Também estarão presentes autoridades nacionais como o presidente da ABIPT, Júlio César Felix; o ministro da Saúde, Gilberto Occhi; o governador do Maranhão, Flávio Dino; e o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, dentre outros.

Acesse a página do Congresso ABIPTI 2018 Aqui