Fraunhofer vai elaborar projeto de laboratório de smart grids da Cepel

C&T Internacional - Internacional

O Centro de Pesquisas em Energia Elétrica (Cepel) e o Instituto Fraunhofer-Gesellschaft da Alemanha firmaram um contrato de consultoria para elaborar o projeto do laboratório de smartgrids.

A implantação do Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes integra a atividade Consgrid, executada pelo Cepel com financiamento do Banco Mundial, através do Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral (Projeto META). Com localização prevista para a Unidade Adrianópolis do Centro, o laboratório vai possuir área externa e abrigada.

Em suas instalações, serão investigados aspectos da operação das redes inteligentes constituídas de diversos subsistemas e equipamentos, e verificada sua aderência a normas técnicas nacionais e internacionais. O Instituto Fraunhofer-Gesellschaft vai elaborar o projeto com base na experiência em concepção e administração de laboratórios do gênero.


O instituto alemão possui diversos centros de pesquisa e, durante os 11 meses da consultoria contratada, dois deles – Fraunhofer IWES e Fraunhofer Fokus – irão trabalhar em conjunto com o Cepel. De acordo com o chefe do Departamento de Tecnologia da Distribuição do Cepel, Ricardo Ross, o Instituto Fraunhofer-Gesellschaft deverá prospectar os principais laboratórios mundiais de redes inteligentes e as normas utilizadas em ensaios e testes.


Além disso, a consultora ficará responsável por definir, em conjunto com a equipe do Cepel, as atividades e os requisitos a serem contemplados no projeto do laboratório. “Esta definição será feita em um workshop no Rio de Janeiro. Serão ouvidos também os principais agentes do setor de energia elétrica, como as empresas de distribuição da Eletrobras, o Ministério da Minas e Energia, a ABDI [Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial] e outras entidades brasileiras de ensino e pesquisa”, explica Ross.


A partir desta interação serão definidos os tipos de ensaios a serem realizados no laboratório, contemplando os principais equipamentos e sistemas usados em redes elétricas inteligentes, inclusive com requisitos de interoperabilidade e emulação de redes de comunicação. “No laboratório, deverá ser possível emular redes elétricas de MT e BT contendo geração distribuída, cargas elétricas de diferentes características, sistemas de comunicação, sensores e microrredes”, complementa.


A consultoria também ficará responsável pelo projeto básico do laboratório, contendo as definições de áreas  internas de ensaios  e instalações experimentais expostas ao tempo, sala de controle, tensões e potências máximas de ensaios, sistemas para emulação dos ambientes de teste para integração da geração distribuída à rede elétrica e simulação em tempo real.


Outra atribuição do instituto diz respeito ao detalhamento das áreas de testes, localização dos transformadores, alimentações elétricas, chaves, bombas, ar refrigerado, redes de comunicação, e definição de subáreas para que em uma futura etapa uma empreiteira possa realizar a obra.


(Agência Gestão CT&I, com informações do MME)


capes-financia-projetos-conjuntos-com-a-holanda-em-todas-as-areas-do-conhecimentoA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o edital nº 27/2017, referente ao Programa Capes/Nuffic...
embrapii-desenvolvera-projetos-de-inovacao-com-empresas-brasileiras-e-britanicasCinco unidades e um polo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) irão desenvolver sete projetos de inovação...
incobra-brokerage-event-disponibiliza-plataforma-para-identificacao-de-parceiros-e-agendamento-de-networkings Já está disponível uma plataforma virtual para que os participantes do INCOBRA Brokerage Event registrem-se e criem o seu perfil de...
metodologia-do-curso-para-elaboracao-e-gestao-de-projetos-da-abipti-e-enaltecida-por-alunos“O diferencial deste curso é que ele é completo, apresenta todo o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia para o aluno”, explica o...
fapesp-e-cdti-anunciam-financiamento-para-pesquisa-inovativaA Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI) anunciam a...